sexta-feira, 23 de março de 2018

Jornada Socioterritorial em Itaobim

Como uma prática recorrente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Minas Gerais , aconteceu dessa vez no município de Itaobim a X Jornada Socioterritorial , entre os dias 6 a 08 de Dezembro. Essa atividade permite que os estudantes tenha contato com a realidade de diferentes territórios, seja por meio das escolas, comunidades, movimentos sindicais, entre outros, buscando assim através da alternância  trabalhar diferentes temas que são importantes para a Educação do Campo.

A jornada iniciou com uma mística ,  trazendo alguns elementos da Educação do Campo, da cultura de Itaobim e vale do Jequitinhonha ( hino da cidade, artesanato, frutas e verduras, enxada, computador,músicas, bandeiras da Ed.Campo e de Itaobim), sendo momento essencial para a continuidade das atividades. Logo após, teve a mesa de abertura com a presença das professoras da UFMG Penha Sousa e Nayara de Carie, Adriana representante da FETAEMG- Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, Marcelo presidente do STRI- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaobim, Paulo André egresso e integrante da CPT-Comissão Pastoral da Terra, Dilene Borges diretora da Escola Estadual de Itaobim, na qual Jeane e Judite foram estagiárias e Bolsistas do PIBID Diversidade, Marcus Vinicius sociólogo, mobilizador da juventude e assessor de Jean Freire,  Maricarla representando os estudantes do LeCampo, Judite como coordenadora do Polo da jornada e Wellington como cerimonial de mesa.
A primeira mesa de debate foi  " Experiências do PIBID Diversidade nas escolas", tendo como objetivo trazer as diversas experiencias construídas ao longo do percurso no programa, enfatizando também sobre os desafios e dificuldades encontradas pelos bolsistas. Inicialmente  Penha sendo coordenadora do PIBID Diversidave falou um pouco do programa e sua importância, a diretora Dilene falou sobre a experiencia de receber duas bolsistas na escola que ela trabalhava, no qual enfatizou sobre as vantagens , benefícios e contribuições que elas proporcionaram para o desenvolvimento da escola. Os bolsistas Welligton, Leiliane, Maricarla, Fernanda Rosa, Judite e Jeane apresentaram de forma sintética sobre os seus projetos de intervenção pedagógica realizados nas escolas do campo dos seu município. 


Na parte da tarde os lecampinxs foram para a Escola Estadual Chaves Ribeiro, teve  uma mesa de debate intitulada " Contribuições do Movimento Sindical na Educação", as pessoas que participaram dessa mesa foram; Gildete representante do SindUte de Itaobim, Marcelo presidente do STRI e a estudante do LeCampo Fernanda Rosa. O objetivo foi trazer para a discussão como os movimentos sindicais contribui para a melhorar a educação, a importância das greves e lutas, enfatizando também na perspectiva da Educação do Campo no qual recebe todo o apoio dos sindicatos dos trabalhadores rurais.
Logo após a finalização das discussões na escola, os lecampinxs voltaram para a o polo da FETAEMG no qual estavam hospedados, e deu inicio a ultima mesa da jornada, sendo intitulada " Juventude e Educação do Campo", a professora Nayara, o sociólogo e mobilizador da juventude Marcus Vinicius e a egressa leiliane, fizeram diferentes abordagem sobre os temas, sendo estes de fundamental importância para os jovens e educadores do campo.
Todos os momentos da jornada proporcionaram ampla discussão, aprendizados e construção de conhecimento, evidenciando o potencial  riquíssimo das jornadas na construção e promoção da Educação do Campo. 
Momento de Finalização da atividade na Escola Estadual Chaves Ribeiro.


Estudantes e Professores do LeCampo finalizando as atividades do primeiro dia.
"... Então o camponês descobre que, tendo sido capaz de transformara a terra,  ele é capaz também de transformar a cultura, renasce não mais como sujeito dela, mas também como sujeito da história".
 ( Paulo Freire)